Estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FSC-1025 FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
EXPERIMENTO 3: MOVIMENTO HARMÔNICO AMORTECIDO
BIBIANE SEGALA
BRUNA MINETTO
EZEQUIEL SOMAVILLA
ROLANDO GONZALEZ
Santa Maria, 21 de junho de 2013.
a) Faça um desenho de um pêndulo amortecido, identifique as interações fundamentais e represente as forças que atuam no objeto quando ele está na posição de equilíbrio e com velocidade igual á zero, ou seja, em repouso. Represente as forças de reação a estas forças.
b) Refaça o desenho com o objeto afastado da posição de equilíbrio, movimentando-se com velocidade “v”, repetindo os passos da letra “a”. Refaça o desenho numa posição simétrica.
c) Quais são os conceitos envolvidos nesse problema?
* A Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica que diz: A resultante das forças aplicadas sobre um ponto material é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida.
* Movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento.
* Outro conceito envolvido no experimento é a força de arrasto que o ar exerce sobre o pêndulo fazendo com que o movimento cesse após certo tempo.
d) No movimento do pêndulo amortecido, quais as variáveis sigificativas?
* O ângulo Ɵ que o fio forma com a vertical.
* A força de amortecimento Fd = -bv que está representada na generalização do MHS como o termo .
e) Cite e escreva sobre as principais diferenças entre o movimento do pêndulo simples (MHS) e o do pêndulo amortecido.
A principal diferença entre os dois movimentos é a consideração da Força da Resistência do ar no pêndulo amortecido, diferente do MHS, que se considera a massa suficiente grande para que a ação da resistência seja desprezada.
No pêndulo