Estudante
A comunicação não se limita à uma forma unicamente instrumental, mas se define também, apoiada em cunho teórico, como responsável por outros movimentos e instituições ocorrentes dentro do aspecto social. Como pudemos perceber, a comunicação é eminentemente importante para que exista a troca de informações entre as pessoas, entidades e organizações. Muitas vezes assume caráter híbrido, evidenciando várias manifestações, que podem ser explicadas de forma pragmática ou científica – as características práticas da comunicação, principalmente as suas novas formas de manifestação são alvo de pesquisa para muitos estudiosos da área.
As pessoas passaram a ficar expostas com mais freqüência e precisam se expressar bem para participar das reuniões, apresentar e defender projetos, lançar produtos, negociar, dar entrevistas, enfim, necessitam se comunicar em praticamente todas as atividades.
E precisam se comunicar bem, pois a comunicação deficiente normalmente pode ser confundida com a falta de competência profissional. O responsável pela apresentação de um projeto, por exemplo, expressando-se com frases confusas, sem uma boa ordenação do raciocínio, equivocando-se na seqüência dos argumentos, comportando-se com postura deselegante e gesticulação defeituosa, pronunciando mal as palavras, certamente estará também comprometendo o entendimento e a credibilidade de sua proposta.
Da mesma forma, numa reunião social, poucos teriam interesse em se aproximar para conversar com alguém que não soubesse se comunicar. Nessas situações as pessoas querem estar ao lado de quem seja interessante na maneira de contar histórias, relatar fatos, comentar notícias, ou até