quimica
Introdução:
Cromatografia é um método físico-químico de separação de sólidos dissolvidos em uma solução por meio da migração diferencial de seus componentes em duas fases imiscíveis (fase móvel e fase estacionária).
A fase estacionária é a parte onde o componente é arrastado e se fixa. No caso deste experimento será o papel conseguido a partir do coador de café.
A fase móvel é um liquido ou gás que arrasta os componentes da mistura pela fase estacionária. No experimento será o álcool.
Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias.
Objetivo:
Ver na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel.
Materiais:
Coador de café;
Copos ou vasilha de vidro reta;
Canetinhas coloridas hidrográficas
Fita adesiva
Régua
Álcool;
Procedimento:
1. Recorte o coador em tiras retangulares;
2. Faça uma bolinha com cada cor de canetinha, em cada papel. Com um dedo de distância da ponta;
3. Prenda essas tiras na régua com fita adesiva, e apóie a régua em 2 copos (opcional);
4. Coloque um dedo de álcool na vasilha de vidro;
5. Coloque a tira na régua, fazendo com que o álcool molhe apenas a ponta da tira;
6. Observe o que ocorre com um tempo, quando o álcool absorve o papel.
Resultados e conclusão:
Quando o papel-filtro é colocado no álcool, a substância que tem mais afinidade com o álcool (que tende a se ligar mais a esse líquido) é carregada, enquanto a substância que tem mais afinidade com o papel fica para trás ou “anda” mais devagar. Isso faz com que consigamos ver quais são os pigmentos usados para formar cada cor.
Bibliografia:
http://www.manualdomundo.com.br/2012/02/segredo-das-cores-canetinha-cromatografia/ http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/experimento-cromatografia-papel.htm Foto do grupo na Feira de Química: