claro
2. O que é choque cultural? Quais os estágios? Como eu evito?
Choque cultural é um estado de isolamento social, ansiedade e depressão que acontece devido à dificuldade da pessoa em se adaptar a uma nova e diferente realidade cultural que ocorre quando muda para uma outra cultura que não a sua. Imediatamente após o contacto com a cultura diferente a pessoa pode experimentar um estresse pequeno e, durante algum tempo, até desfrutar de certos aspectos da nova cultura.
Com a manutenção da situação por mais tempo pode haver um agravamento do estresse psicológico. Os sintomas e sinais associados com este estresse variam de uma pessoa para outra, mas costuma ser representado por alterações do humor e/ou do comportamento e ansiedade. Este estado de Choque Cultural costuma se resolver em alguns meses ou, no máximo, em dois anos. Algumas vezes pode evoluir para um transtorno psiquiátrico mais sério e com severo prejuízo do processo de ajustamento cultural. Choque Cultural pode ser dividido em quatro fases:
Primeira fase: É uma fase habitualmente curta, digamos as primeiras duas a três semanas e constitui um período de euforia (ou encantamento) que tem a ver com a emoção da viagem, da nova terra e das novas pessoas. É o que geralmente acontece quando se vai de férias para um lugar novo.
Segunda Fase: É a fase do choque e, agora, aquilo que era interessante e encantador já não parecem tão interessante nem tão encantador. É quando começa a vida real no novo ambiente.
Terceira Fase: Inicia-se quando o indivíduo