Estudante
EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE
A globalização do mercado traz uma preocupação com a quantidade de idiomas conhecidos. Obviamente tal preocupação é válida, porém a qualidade deve ser presada e, para possuir uma comunicação ativa, deve-se compreender inicialmente a língua nativa. Para tal, serão apresentadas neste ofício definições práticas das palavras Eficiência, Eficácia e Efetividade, considerando uma ação com meta e recursos para sua realização.
Eficiência: O objetivo de uma tarefa eficiente é realizar a ação de forma a conseguir resultado com a menor quantidade de recursos não necessariamente atingindo a meta. Em uma analogia com a indústria, foca-se no processo produtivo. Eficácia: A tarefa eficaz possui como característica única atingir a meta. Não se importa a quantidade de recursos utilizados. Na analogia da indústria, foca-se no produto. Efetividade: Efetividade pode ser definida como a partir de uma visão ampla, observar o ambiente e buscar uma solução que mude a ação alcançando a meta, ou corrija a meta para o meio em que esta está. Analogamente, o foco é no cliente.
Para ficar mais claro, serão considerados dois casos exemplos, ambos com recursos quaisquer com três participantes, eficiente, eficaz e efetivo.
Exemplo 1:
Ação=Problema;
Meta=Correção do Problema;
Eficiente: Obteve um resultado com menor quantidade de recurso utilizada, não necessariamente corrigindo o problema, talvez apenas amenizando boa parte deste.
Eficaz: Corrigiu o problema de qualquer maneira possível.
Eficiente: Não se preocupou apenas no resultado e acabou com a causa do problema.
Exemplo 2:
Ação=Construção de uma passarela de pedestres;
Meta=Terminar a construção da passarela;
Eficiente: Utilizou a menor quantidade de recursos, seja tempo ou material para construir a passarela. Obs.: Se terminou de construir, além de eficiente, foi efetivo.
Eficaz: Terminou a construção não se importando com a