portfólio
Professor: Laércio
Acadêmica: Ana Clara Nunes Sartori Data: 03/06/2013
RELATÓRIO INDIVIDUAL
Professor: Laércio
Acadêmica: Ana Clara Nunes Sartori Data: 12/06/2013
Nessa tarde, eu, João Henrique e Professor Laércio fomos visitar Elaine Cristina Ribeiro Gotardo, 30 anos, puérpera de seis dias. Sua filha, Eduarda, nasceu dia 06/06/2013 pesando 3,375 kg e medindo 49 centímetros. Recebeu nota 8 em seu Apgar, e no Hospital e Maternidade Tereza Ramos onde nasceu já fez as vacinas BCG e contra Hepatite B.
Elaine solicitou a visita de Dr. Laércio pois afirma que Eduarda está com dificuldade para mamar no peito. A mãe está retirando o leite do seio e dando para a filha com uma colher desde que ela demonstrou essa dificuldade. Elaine disse que seu peito não tem bico, por isso Eduarda não mama direito. Então Dr. Laércio pegou o caderno do bebê e mostrou a ela que isso não é motivo para que o bebê não mame, uma vez que ele deve pegar o seio inteiro, e não só o bico.
Professor Laércio disse então que é de extrema importância a estimulação da amamentação no peito, não só para que o bebê desenvolva e musculatura facial e se acostume com o ritual de mamar, mas também ajuda a mãe a prevenir o câncer de mama, a criar vínculos afetivos com o filho e a reduzir o peso extra obtido durante a gestação. Por isso ele recomendou à Elaine que imediatamente acostume Eduarda a voltar a mamar no peito. Laércio disse que será difícil e que o bebê pode chorar bastante no começo, mas é preciso ser persistente.
Elaine fez todos os exames durante a gestação na Unidade Básica de Saúde do bairro da Penha. Ela dia que não participou de nenhuma reunião de gestante que acontecem frequentemente no bairro.
Elaine no momento está de