Economia
Com diversos tipos de investimentos e aplicações a matemática financeira reconhece que o dinheiro tem valor no tempo assim auxiliando no conhecimento do custo e retorno das aplicações financeiras e investimentos. Auxiliando na tomada de decisão gerindo com mais eficiência e racionalidade. No mercado atual altamente competitivo consegui identificar e analisar os custos dos financiamentos oferecidos é de extrema importância para sucesso das organizações.
Justificativa
Este trabalho segue os princípios da matemática financeira busca apresentar conhecimentos das variações e analise das entradas e saídas de recursos no tempo. Assim alcançando o entendimento e identificação de oportunidades.
Desenvolvimento
Hoje as instituições financeiras oferecem diversas opções de investimentos de acordo com perfil do investidor, por exemplo, um investidor com perfil conservador a instituição apresentar aplicações risco médio, quando o investidor possui um perfil mais arrojado é apresentado aplicações de alto risco e uma rentabilidade mais atrativa.
Por isso é necessário analisar os riscos e escolher o melhor investimento de acordo com perfil e cada vez mais aprender com resultados positivos e negativos, assim refletindo no aumento dos recursos investido.
A diferença entre os dois regimes de juros é decorrente ao tratamento dos juros intermediários. O Regime de capitalização simples os creditos devidos ao interessado são os juros intermediários e não interferem nos cálculos da base de períodos futuros.
Diferentes da capitalização simples na composta são agregados os juros intermediários no calculo de períodos futuros mudando a base de cálculo. Entendendo os juros simples iguais à poupança e juros compostos iguais a um empréstimo.
Sendo relevante nos dois regimes de capitalização de juros são mais atrativas as instituições financeiras, pois no regime simples o rendimento é linear e a transformará em exponencial e no caso do empréstimo o cliente solicita