Estudante
A água é o solvente mais disponível na Terra; é facilmente purificada e não é tóxica. Encontra, portanto, amplo uso como meio para a realização de análises químicas.
Classificação de Soluções de Eletrólitos
A maioria dos solutos que discutiremos são eletrólitos, os quais formam íons quando dissolvidos em água (ou em alguns outros solventes) e assim produzem soluções que conduzem eletricidade. Essencialmente, os eletrólitos fortes ionizam-se completamente em um solvente, enquanto os eletrólitos fracos ionizam-se apenas parcialmente. Isso significa que uma solução de um eletrólito fraco não conduzirá eletricidade tão bem quanto uma solução contendo uma concentração igual de um eletrólito forte. A tabela (A) apresenta vários solutos que agem como eletrólitos fortes e fracos em água. Entre os eletrólitos fortes listados encontram-se ácidos, bases e sais.
(A)
Ácidos e Bases
Em 1923, dois químicos, J. N. Brønsted, na Dinamarca, e J. M. Lowry, na Inglaterra, propuseram independentemente uma teoria sobre o comportamento ácido-base que é particularmente útil na química analítica. De acordo com a teoria de Brønsted-Lowry, um ácido é um doador de próton e uma base é um receptor de próton. Para uma molécula se comportar como um ácido, ela necessita da presença de um receptor de próton (ou base). Da mesma forma, uma molécula que pode receber um próton comporta-se como uma base se estiver diante de um ácido.
Ácidos e Bases Conjugados
Um aspecto importante do conceito de Brønsted-Lowry é a idéia de que o produto formado quando um ácido fornece um próton é um potencial receptor de próton e é chamado de base conjugada do ácido original. Por exemplo, quando a espécie ácido1 cede um próton, a espécie é formada, como mostrado pela reação Aqui, o ácido1 e a base1 formam um par ácido-base conjugado. Similarmente, toda base produz um ácido conjugado como resultado de aceitar um próton. Isto é,
Quando esses dois processos são