Estudante
Pesquisa apresentada ao professor Cardoso do curso de PROCESSOS DE PRODUÇÃO I (turma 061) da Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – FATEC-SP
SÃO PAULO, 12 de Maio de 2009
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------- pág 02
2. REQUISITOS DO POLÍMERO -------------------------------------------- pág 03
3. MOLDE DE SOPRO --------------------------------------------------------- pág 03
4. PROCESSOS ------------------------------------------------------------------ pág 05
5. BIBLIOGRAFIA -------------------------------------------------------------- pág 10
1. INTRODUÇÃO
A moldagem por sopro é um processo de obtenção de peças, a partir da extrusão do material plástico na forma de um tubo plastificado (chamado parison) que é conformado em molde frio, com auxilio da pressão de ar que é injetado no interior do tubo.
Basicamente a moldagem por sopro é um processo para produzir artigos ocos fechados. Este processo foi desenvolvido originalmente para a indústria de vidro, mas, hoje em dia, é utilizado extensamente na industria de plásticos, porém limitada a materiais termo-plásticos como por exemplo:
Polietileno (PE)
Polipropileno (PP)
Cloreto de polivilina (PVC)
Polietileno tereftalato (PET)
A industria de moldagem por sopro continua a ser uma das industrias de crescimento mais rápido no mundo. A demanda por peças tipo containers, de forma irregular e oca, e garrafas plásticas, tem previsão de crescimento em média de 6% ao ano. Os produtos variam de bastante pequenos (0,02L) até os grandes (1000L) encontrando aplicações nas industrias de embalagem, transporte, brinquedos, utensílios doméstico, eletrônica, automobilística, etc.
A moldagem por sopro, comparada a outras técnicas de moldagem, tem a vantagem de poder produzir peças de forma econômica e em quantidades praticamente ilimitadas, e com pouca ou nenhuma operação secundária. É