Trabalho referente a reforma tributaria no brasil
Já há muito tempo fala-se em reforma fiscal, é tema de todos os governos nos últimos 20 anos.
A reforma fiscal pode-se ser feita de diversas formas, pode ser o Imposto Único, tão discutido e falado pelo político Marcos Cintra onde a idéia central era de se ter um único imposto, que em muito facilitaria a administração das empresas, do estado e do órgão fiscalizador.
Hoje temos impostos municipais (IPTU, ISS), estaduais (IPVA, ICMS, IPI) e federais (Imposto de Renda, Funrural, Iapas, Finsocial), porque não diminuir a quantidade de impostos? Se assim fosse implantado o custo para se administrar corretamente estes que é muito elevado tanto para as pessoas físicas como para as jurídicas seria barateado.
Também se faz necessário diminuir-se as alíquotas, pois estás são deveras elevadas, vez ou outra lemos nos jornais que os impostos no Brasil são muito mais altos que em outros países, porque não diminuem? Até recentemente tínhamos o CPMF, fala-se em voltar com este imposto, o que a meu ver é um absurdo!
Desta forma é necessário que se implemente algo já, a diminuição de alíquotas e a diminuição da quantidade em muito facilitará a todos e com certeza a arrecadação irá aumentar diminuindo-se sobremaneira a sonegação.
Fontes: www.fiesp.org.br/ www.sebrae.com.br/
Livro: Fundamentos de Economia – Marco Antonio S. Vasconcellos/ Manuel E.