Avaliação
O currículo escolar é o conjunto de matérias que serão ministradas em determinadas áreas, abrangendo dois conceitos muito para o desenvolvimento do ensino: o plano de estudos é a lista de matérias que devem ser ensinadas em casa grau de ensino, com indicação do tempo de cada uma, expressa em horas e semanas. Ou seja, é a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola.
Assim, a construção do currículo deve levar em consideração as condições, concepções e a realidade dos sujeitos da escola: professores, funcionários, estudantes e pais ou responsável. Portanto, a elaboração do currículo acaba exigindo uma intensa reflexão da concepção de sociedade, educação, ciências, aprendizagem, etc., refletindo com coerência entre as concepções na instituição escolar, que visa à emancipação das classes sociais.
Todavia, o currículo deve ser constituído e discutido coletivamente para que seja acessível considerabdi as necessidades e diferenças entre os sujeito, para que exista verdadeiramente um processo de ensino aprendizagem. Assim, com esta forma é possível auxiliar na construção de cada aluno no rompimento do sonso comum e na formação de sujeitos que possam contribuir na transformação critica da sociedade.
Portanto, podemos entender que o currículo precisa de um planejamento para que permita autonomia na aprendizagem dos alunos, tendo como uma ação que se desdobra na elaboração de um plano que demanda a produção de um diagnostico, com proposição de programas e a implementação de projetos para que se concretize o