Estudante
Este livro é uma pequena contribuição do CREA-RJ para a promoção de amplo debate que busque a saída para o impasse que ameaça a sobrevivência da humanidade, em particular para os países do Terceiro Mundo (o Brasil especialmente).
Discussão promovida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro de um projeto de desenvolvimento alternativo com base na sustentabilidade ecológica, melhoria de qualidade de vida dos excluídos e retomada do crescimento econômico do Brasil em novas bases, desenvolvimento econômico e aspectos morais e éticos do Brasil.
Introdução – Repensando o Brasil
O conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (CREA-RJ) vêm mudando o rumo de sua atuação em direção ao que é relevante para a sociedade, deixando de lado o formalismo e a burocracia. Assim, cumprindo a essência de sua missão assume um novo referencial ético que torne afetiva sua ação sintonizada com as necessidades e anseios dos cidadãos e com o atual “estado de arte” da engenharia, arquitetura e agronomia.
O CREA-RJ resolveu cometer a ousadia de tentar repensar o Brasil em novas bases, criando um debate em torno de um projeto de desenvolvimento alternativo com base na sustentabilidade ecológica, melhoria da qualidade de vida dos excluídos e retomada do crescimento econômico em novas bases, para se tentar a construção em nosso país de um modelo de desenvolvimento sustentável com a colaboração de entidades e pessoas físicas.
Capítulo I – Um Modelo Predatório e Excludente
O modelo econômico mundial, construído sob os pilares do individualismo e do consumismo exacerbado, nos postulados teóricos da economia liberal, se sustenta em ideias construídas num tempo histórico determinado em que a consciência da preservação da natureza era nula. Chega de continuar acreditando num modelo suicida, que trata as fontes de energia disponíveis na natureza e demais