Estudante
Latim personare, persona = ressoar, máscara, ser por si
Latim per se esse = ser por si.
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.
Personalidade são as particularidades pessoais duradouras, não patológicas e relevantes para o comportamento de um indivíduo em uma determinada população. ( Asendorpf )
Personalidade “é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característico de uma pessoa" (Carver e Scheier).
Esta definição da personalidade salienta que: * É uma organização e não uma aglomerado de partes soltas; * É dinâmica e não estática, imutável; * É um conceito psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e seus processos; * É uma força ativa que ajuda a determinar o relacionamento da pessoa com o mundo que a cerca; * Mostra-se em padrões, isto é, através de características recorrentes e consistentes * Expressa-se de diferentes maneiras - comportamento, pensamento e emoções.
Forma física e personalidade
A relação entre forma física e personalidade estimula a imaginação de filósofos e pensadores desde a antiguidade. Kretschmer propôs nos anos 20 do século XX uma classificação dos tipos físicos que, supunha ele, estavam relacionados com diferentes transtornos mentais, posteriormente com diferentes temperamentos. Ele classifica três tipos físicos:
1.Tipo longilíneo ou leptossómico, de corpos delgados, ombros estreitos, peito aplainado, rosto alargado e estreito, membros longos e delgados. Teria uma maior tendência para a esquizofrenia e um temperamento mais sensível;
2.Tipo atlético ou muscular, de sistema ósseo e muscular desenvolvido, ombros largos, cadeiras estreitas e pescoço grosso. Teria tendência para a epilepsia e um