estudande
A Ciência Geotécnica é aqui entendida como a parte da Engenharia Civil que usa os conhecimentos da Engenharia no projeto e construção de obras que dependam do comportamento dos SOLOS e/ou das ROCHAS.
Para transmitir o conhecimento e habilitar o profissional para formulação de projetos são usadas técnicas de pesquisas e análises experimentais.
A Matéria tem caráter teórico-prática e objetiva, por meio de alternância de aulas expositivas e laboratoriais, exercícios teóricos e análises experimentais práticas.
Este caderno tem a finalidade de facilitar o acompanhamento do aluno às aulas práticas. Confeccionado com trabalho em conjunto da turma C01 3 – 2013/2 não tem caráter definitivo de apresentação de conteúdo podendo ser melhorado e aperfeiçoado conforme mudanças de tecnologia ou técnicas de análise de materiais. Para a construção deste trabalho a participação do Profº Paulo Sérgio de Oliveira Resende foi de grande importância, orientando sobre os requisitos e métodos necessários.
Aos futuros profissionais desejamos que este trabalho seja, em parte, um guia de conhecimento sobre as práticas de análise do solo e também que referência para parametrizar soluções alternativas.
1. PREPARO DE AMOSTRAS PARA ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO COM SECAGEM PRÉVIA
REFERÊNCIAS NORMATIVAS
BR – 6457 (ABNT) Ago/1986 – Preparação de amostras de solo para ensaio normal de compactação e caracterização – Método de ensaio.
ETAPAS DE AMOSTRAGEM
- Coleta de amostra deformada ou indeformada;
- Secagem da amostra ao ar até a umidade de equilíbrio, umidade hignoscópica;
- Desmanchar os torrões, evitando-se quebrar os grãos, e homogeneizar a amostra;
- Através do quarteamento, reduzir a quantidade de material até se obter uma amostra representativa em quantidade suficiente para a realização dos ensaios requeridos;
AMOSTRA PARA ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
- Tomar uma fração da amostra conforme tabela 1 abaixo;
- Foi coletado e pesado 8kg do