ensaio de granulometria
Os ensaios granulométricos são estudos para determinar o que cada tamanho de partículas representam na massa total examinada, onde se realiza a construção de distribuição granulométrica, que classifica as partículas pelos respectivos tamanhos e medi as frações correspondentes a cada tamanho. Os resultados obtidos permitem a escolha de um agregado atribuindo-o de acordo com a sua utilização.
Palavras chaves: Granulometria, agregado, módulo de finura.
2 INTRODUÇÃO
Define-se granulometria como sendo a proporção relativa, em percentual, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado, sendo determinada através do peneiramento.
Além de a granulometria determinar a abertura da peneira em que fica retida acumulada uma porcentagem igual ou inferior a 5%, ela determina o módulo de finura, que nada mais é do que a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.
É fundamental o conhecimento das propriedades dos agregados, pois, tanto os agregados miúdos quanto os agregados graúdos apresentam características distintas de propriedades físicas que são determinadas através de ensaios experimentais.
Conforme definições de Bauer (2000), agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Ressalta também, que além das areias de rio originar-se de depósitos sedimentares formados nos leitos, ela também pode ser extraída de depósitos aluvionares em fundos de vales cobertos por camadas de solo.
Os agregados representam de 60% a 80% do volume total de concretos e argamassas. Além disso, são classificados quanto a sua origem (naturais ou artificiais), sua massa (leves, normais ou pesados) e quanto a sua granulometria (miúdos ou graúdos).
A NBR 7211 (ABNT, 1983) define como sendo agregado miúdo areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou mistura de ambas,