Estruturas organizacionais
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E
COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Resumo do Capítulo 6 do Livro: Administração, teoria e pratica no contexto brasileiro – Felipe Sobral / Alketa Peci
Sorocaba – SP
2014
Administração, teoria e pratica no contexto brasileiro
Sorocaba – SP
2014
1. Fundamentos de organização
A administração como disciplina acadêmica, tem procurado definir as principais funções administrativas de forma racional, buscando a adequação dos meios aos fins organizacionais, planejamento, organização, direção e controle fazem parte do processo de trabalho em organizações.
1.1.1Organização
As organizações fazem uso da função organização para alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente. Pode se definir organização como responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros da empresa e pela definição de quem tem autoridade sobre quem, quando e onde se devem tomar decisões.
1.1.2 O Processo de Organização
Organizar é um processo de decisões que se divide em dois processos: diferenciação e integração.
Diferenciação: processo de divisão das atividades e tarefas organizacionais e seu agrupamento em departamentos especializados.
Integração: processo de coordenação das atividades dos departamentos de forma a obter unidade de esforços e, assim, alcançar os objetivos globais da organização.
O que se busca, na pratica é encontrar justificativas racionais e lógicas que possam superar os dilemas da relação limites individuais versus complexos objetivos organizacionais.
1.1.3 Estrutura Organizacional
Forma como as estruturas ordenam e agrupam as atividades e recursos, especificando papéis, relações e procedimentos que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.
Suas funções básicas são possibilitar aos membros organizacionais a execução de uma variedade de atividades, coordenarem as atividades por meio de mecanismos