Contexto Empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Estudos apresentados pelo SEBRAE recentemente revelam um índice alarmante de empresas que fecham antes mesmo de completarem 5 anos de atividade, cerca de 70% afirma o estudo feito. Mas o que leva a estes números assustadores? Quais as causas do insucesso dessas empresas?
Seria a falta de uso de uma ferramenta básica escrita a vários anos por Henry Fayol, as funções administrativas, pois elas são a chave que pode fazer com que uma organização possa ter sucesso, pois os preceitos de planejamento, organização, direção e controle são essências até mesmo no dia-a-dia de qualquer pessoa.
Ou a falta de um controle sobre o patrimônio de uma empresa que, muitas vezes, se quer tem um contabilista responsável para mensurar o tamanho dos bens, direitos e principalmente as obrigações que, em alguns casos, se tornam maior que o conjunto dos ativos de uma empresa, levando a mesma a uma situação de falência.
Neste estudo será possível observar os vários conceitos de patrimônio e de origens de recursos que as empresas necessitam para poder começar uma atividade. Será visto também a importância dos estudos do mercado e das estruturas de mercado, para que as pessoas que desejam abrir um negócio saibam em que setor produtivo vão trabalhar e que tipo de concorrência irão lidar ao entrarem em certos tipos de atividades. Outro assunto a ser abordado será os conceitos de oferta e demanda e como se dá o equilíbrio de mercado, pois para poder começar um trabalho é necessário saber se o produto ou serviço tem, ou não, uma procura que possa satisfazer os desejos da empresa que almeja os sucesso nos seus lucros e o crescimento de sua empresa no mercado mundial.
E por último uma breve explanação sobre um tipo de contabilidade que tem por