Celsius,Kelvin e Fahrenheit
Anders Celsius nasceu em 27 de novembro de 1701 em Uppsala - Suécia. Foi astrônomo, físico e geodesista.
Publicou um estudo sobre a aurora boreal, fenômeno causado pela interação das partículas provenientes do Sol, o vento solar, com o campo magnético terrestre. Também verificou experimentalmente a previsão de Isaac Newton do achatamento polar do globo terrestre, resultado do seu movimento de rotação.
Foi o primeiro a estabelecer uma escala para classificar a magnitude das estrelas com base em medidas mais objetivas que a visão humana. O trabalho mais conhecido de Celsius foi a medição da temperatura. Em 1742, criou uma escala em que utilizava como pontos de referência a solidificação e a ebulição da água. De início, atribuiu 0° para a ebulição e 100° para o congelamento. Um ano após sua morte, a escala foi invertida e adotada como padrão para trabalhos científicos. Por sua simplicidade, tal escala viria a se tornar praticamente universal.
Durante muito tempo, foi chamada de escala centígrada, mas em 1948, por convenção internacional, decidiu-se mudar seu nome para escala Celsius. Anders Celsius morreu em 1744, de tuberculose, e está enterrado ao lado de seu avô Magnum, na igreja de Gamla, a 5 km de sua cidade natal.
---
Fahrenheit:
Daniel Gabriel Fahrenheit nasceu na cidade alemã de Danzig, Polônia, em 24 de maio de 1686.
Foi educado para trabalhar no comércio e viajou pela Grã-Bretanha e pelos Países Baixos. Nesse último país, conheceu o físico Willem Jacob's Gravesande. Sob sua orientação, Fahrenheit abandonou o comércio e dedicou-se à física experimental, em especial à fabricação de aparelhos meteorológicos. Suas pesquisas sobre as possíveis causas dos resultados divergentes apresentados pelos aparelhos conduziram-no a muitas descobertas importantes. Sua contribuição mais importante, porém, foi a substituição do álcool pelo mercúrio na confecção dos aparelhos. Fahrenheit criou uma nova escala termométrica, cujo ponto mínimo (0°F)