Termometria
1) Noção de Temperatura
As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a essa agitação dos átomos é chamada de energia térmica. Temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas. Quanto maior for a energia térmica de um corpo, maior a sua temperatura. Quando os corpos possuem uma mesma temperatura dizemos que os corpos estão em equilíbrio térmico.
2) Medida da Temperatura
Toda e qualquer temperatura é medida através de um termômetro. O termômetro é composto por uma substância termométrica e uma escala. O termômetro mais comum é o termômetro de mercúrio.
3) Escalas Termométricas
O conjunto dos valores numéricos que a temperatura pode assumir constitui uma escala termométrica. Chamaremos temperatura de θ. As escalas termométricas mais conhecidas são as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
a) ESCALA CELSIUS
É a mais utilizada. A escala Celsius adota 0° para o ponto de gelo (fusão) e 100° para o ponto de vapor (ebulição) da água. A unidade é o grau Celsius, cujo símbolo é °C.
b) ESCALA FAHRENHEIT
A escala Fahrenheit adota os valores 32° para o ponto de fusão e 212° para o ponto de ebulição. A unidade dessa escala é o grau Fahrenheit, cujo símbolo é °F.
c) ESCALA KELVIN
O físico irlandês lorde Kelvin propôs que a temperatura mais baixa que pode existir corresponde a um estado térmico em que cessaria a agitação térmica. A essa temperatura, inatingível na prática, damos o nome de zero absoluto e equivale a aproximadamente
-273°C.
A escala Kelvin adota 273° para o ponto de fusão e 373° para o ponto de ebulição. A unidade é o Kelvin, cujo símbolo é K.
Observação: Toda escala em que o intervalo entre o ponto de fusão e o ponto de ebulição é dividido em cem