Estruturas de mercado
Um mercado é o ponto de encontro entre os produtores e os vendedores de um dado produto, isto é, entre a oferta e a procura desse bem. Corretamente, o termo é também utilizado para analisar a formação dos preços dos vários produtos objeto de troca. As principais estruturas de mercado são: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.
1) Serviços de abastecimento de água e distribuição de energia elétrica; pertence ao monopólio, pois existe apenas um vendedor, o produto não possui substituto, não existe outra opção para o comprador, é impossível alguém entrar nesse mercado, essa empresa detém o poder de seu segmento. .
2) Lojas de roupas em uma cidade; pertence à concorrência perfeita, é um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado.
As principais características de um mercado de concorrência perfeita, são: grandes números de empresas ofertando produtos substituíveis; inexistência de economia de escala (produção em larga escala); nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita a regra é a lei da oferta e da procura - o senhor da situação é o mercado; vendedores e compradores ficam subordinados ao mercado.
3) Montadoras de automóveis e operadoras de telefonia celular; pertence ao oligopólio, variam de setor para setor, pois possuem um número pequeno de concorrentes, más existem duas ou três empresas líderes que detém uma maior fatia do mercado e possuem diferenciação entre seus produtos ou serviços, a concorrência é muito