Senhor
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA
CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES
APOSTILA
DE
SISTEMAS
DE
TELECOMUNICAÇÕES
Elaborada pela equipe de Docentes do Curso Técnico de Telecomunicações
2003
Resumo e revisão para utilização na disciplina CEL
2009
2. Introdução - Meios de Transmissão
O transporte de um sinal, analógico ou digital, requer um meio de transmissão como suporte da transferência desse sinal entre a origem e o destino.
1. Meios não Confinados
a) Espaço Livre (Atmosfera ou Vácuo) – Largamente utilizado como meio de transmissão sob as formas de sistemas terrestres e sistemas baseados em satélites. Embora apresentem um funcionamento similar, essas duas formas possuem características próprias e devem ser aplicadas em situações distintas. Os sistemas de transmissão por satélite permitem comunicação de longo alcance (muitas vezes usados no tráfego entre países e continentes) e também em regiões remotas com grandes dificuldades de acesso, como por exemplo comunicação com embarcações nos oceanos. O seu custo é elevado em comparação com os sistemas terrestres. Os sistemas terrestres também são largamente utilizados - os links de microondas, porém têm restrições quanto ao alcance, pois, dependendo da freqüência de operação, esse alcance será de apenas algumas centenas de quilômetros, sendo muitas vezes necessário o uso de estações repetidoras. Apresentam custos menores que os sistemas via satélite.
Figura 1: Enlace terrestre com estações repetidoras
2.3 A Atmosfera como meio de transmissão
Antes de passarmos a apresentação dos mecanismos de propagação, é conveniente fazer uma análise da constituição atmosfera x superfície terrestre.
A influência da superfície terrestre se faz sentir na propagação das ondas de várias formas. Assim pode ocorrer, por exemplo, obstruções parciais ou totais das ondas em