estruturas arquitetonicas
TIPOS DE ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS
Tubarão, SC
2014
AMANDA DE BRUM QUADROS
CAMILA AGUIAR DE ANDRADE
FRANCINE WAGNER PAES
JESSICA DA ROSA CARVALHO
MARIA LUÍSA TEODORO ESPÍNDOLA
TIPOS DE ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS
Trabalho semestral apresentado a graduação de Arquitetura e Urbanismo à Universidade UNISUL de Tubarão, com assunto os Tipos de Estrutura da Disciplina Experimentação em Estruturas.
Professor: Cezar Silva
Tubarão, SC
2014
Lista de ilustração
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A arquitetura é arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial.
No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço. Para esses projetos darem certos é indispensável ter a estrutura adequada para cada tipo de orçamento. Cada estrutura tem uma viabilidade diferente, ou seja, não se pode colocar qualquer estrutura em um projeto.
O projeto arquitetônico deve ser entendido não apenas como um produto que é capaz de definir a edificação, gerando desenhos, especificações técnicas, detalhamentos e memoriais. (DELATORRE)
2. Estruturas
A estrutura é uma noção fundamental e às vezes intangível cobrindo o reconhecimento, observação, naturezae estabilidade de padrões e relacionamentos de entidades.
Uma estrutura define do que um sistema é feito. É uma configuração de itens. É uma coleção de componentes ou serviços inter-relacionados.
2.1. Tipos de Estruturas
2.1.1. Madeira
Madeira é material comum nos canteiros devido à resistência, ao bom isolamento térmico e