Estruturas arquitetonicas
estruturas arquitetonicas
como funcionam e como se comportam
tudo sobre estruturas arquitettonicas
arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento,
organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).
A modulação implícita nos projetos de arquitetura em estruturas metálicas, funciona como ferramenta útil a racionalização dos processos de projeto e construção, contribuindo para melhor qualidade dos mesmos.
O arquiteto e o engenheiro civil trabalhando em equipe, utilizando aços específicos para construção de edifícios (linha SAC - Usiminas), minimiza perdas nos cortes, otimiza custos, tornando-os compatíveis com o objetivo proposto: desenvolver o uso do aço.
O trabalho resultante do aproveitamento das tecnologias de projeto e produção, permite o uso do aço produto de grande qualidade, alto rendimento construtivo, disponível no mercado para pronta utilização.
Para efetiva utilização do aço nas edificações, é necessário ao arquiteto e ao calculista conhecerem as propriedades especiais, leis próprias, e características do material, de modo que se possa obter ganhos de eficiência nos projetos e obras a serem executadas.
Como material específico de construção o aço apresenta vantagens técnicas sobre processos construtivos convencionais, tais como, alta resistência a compressão (seis vezes superior que a resistência do concreto), alta resistência em relação ao peso próprio, alto módulo de elasticidade, resistência à tração, homogeneidade do produto, etc.
Vantagens também para a utilização do aço são apontadas na