Tecnóloga
Este trabalho tem como objetivo explorar a ação do cartel no Brail, definindo suas principais características e as consequências para a economia e para os consumidores. Principais características do cartel
Cartel é um acordo aberto ou subtendido entre duas ou mais empresas com o propósito de fixação de preços ou combinação de produção, para a obtenção de mais lucros.
Um cartel se caracteriza por empresas que produzem o mesmo tipo de bens ou serviços que combinam uma situação semelhante a um monopólio, no sentido em que as empresas em acordo funcionem como uma única empresa, mas sem perder as suas individualidades e independências, tendo que respeitar as regras estabelecidas, tais como: divisão do mercado e a manutenção de produção e preço combinado.
Cartéis são mais comuns em mercados oligopolistas, ou seja, mercados aonde um grupo de empresa detém o domínio de determinada oferta de produto ou serviço. O mercado é controlado por um número reduzido de empresas, podemos encontrar duas maneiras de atuação de empresas: ou por guerra de preços, ou formação de cartel.
Além de cartéis formados por empresas, pode ainda acontecer os cartéis formados entre países, quando estes controlam a oferta de determinado bem. O cartel mais conhecido entre países é a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), constituído pelos maiores produtores de petróleo.
As principais características em um cartel são: controle de produção das empresas e condições de venda, controle de preços, controle de fontes de matéria-prima e divisão no mercado.
Os cartéis limitam os consumidores à livre escolha, causando-lhe um mal-estar, uma vez que combinado preços e produções entre as empresas impossibilitam o consumidor a basear suas compras na relação de qualidade e preço. A longo prazo o cartel diminui a competitividade entre as empresas nele pertencentes, desestimulando o aperfeiçoamento de produtos e serviços.
Atualmente no Brasil, a realização de cartel é