Resenha - Estruturas Arquitetônicas - Composição & Modelagem
Estruturas Arquitetônicas Composição & Modelagem – Apostila IT829 (UFRRJ, 2006, 101 páginas) de Liliana Fay traz um conjunto de idéias da edificação, para ajudar os profissionais da área de construção e reformas de estruturas. Contudo, estrutura é um sistema, composto de elementos que se inter-relacionam para desempenhar uma função na qual a mesma é tudo que nos rodeia, pois se encontra em tudo que existe no mundo.
Uma das estruturas, mas incríveis é a da natureza, pois existe a milhões de anos e são perfeitas. O Instituto de Estruturas Leves desenvolveu sistemas estruturais fantásticos como os da Bolha de Sabão, Ossos, Teias de Aranha, Cogumelo, Casca de Ovos, entre outros.
Não é só a resistência do material que garante um elemento estrutural, a capacidade de suportar cargas na maioria das vezes é uma determinante. Quando a força é aplicada perpendicularmente à superfície resistente, a tensão denomina-se normal. Quando a força é aplicada paralela, ou seja, tangente à superfície resistente, a tensão denomina-se tensão tangencial ou tensão de cisalhamento.
Momento fletor e quando um par de forças de mesma direção e sentido contrario, ocorrera um giro que se da o nome de momento são produzidos por forças ativas ou um par de forças ativa e reativa, quando mais afastados a força maior a intensidade do giro que depende da força e da distancia entre linhas de ação. Para que as seções girem é necessário um momento composto pela força de reação e pela força cortante que provoca a força de compressão e a força de tração que faz com que se aproximem acima e se afastem a baixo do eixo horizontal. O fator que mede a resistência de uma seção submetida à flexão é dado pela relação entre o seu momento de inércia e a distribuição de material em relação á altura da seção, denominado módulo de resistência.
A Tração simples ou axial desenvolve tensões uniformes na seção de uma barra, qualquer seja a forma da seção, a ruptura da peça sempre se dara quando é atingido o