Estruturalismo
Curso de Fonoaudiogia
Disciplina de Introdução à Linguística
Professores: Alexandre do Nascimento Almeida & Deisi Cristina Gollo Marques Vidor
Aluno: Marcelo Henrique Ferreira
Exercício sobre Estruturalismo
1. Comente a afirmativa saussureana:
“A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975).
- A língua deve ser estuda em um determinado momento e tempo por partes(sincronia) em função de um todo(diacronia).
2. Defina os conceitos de “língua” e “fala”.
- Língua: Sistema utilizado entre membros de uma comunidade, como forma de comunicação entre seus indivíduos, tendo um caráter social uma vez que estabelece e aproxima seus falantes.
- Fala: Uso individual do sistema que caracteriza a língua, ou seja, é a maneira pessoal de utilização prática e concreta da língua falada dando assim um caráter individual à mesma.
3. Um dos postulados de base da linguística estrutural é que o signo é arbitrário. Explique o que significa essa afirmação.
- É arbitrário, pois não há uma relação natural entre a imagem acústica e o sentido que ela nos remete. Ex: as “teclas” de um teclado poderiam se chamar “botões letrados” que não alteraria seu conceito e uso.
4. A linguística estrutural reconhece o princípio saussuriano de que todo o mecanismo linguístico repousa sobre relações de dois tipos: sintagmáticas e paradigmáticas. Explique tal princípio.
- Sintagma refere-se às relações entre dois ou mais termos em um mesmo contexto sintático, decorrentes do caráter linear da linguagem e as diversas possibilidades de combinação entre essas unidades.
- Paradigma refere-se a termos opositivos ou que denotam uma semelhança de significação ou sonora devido à presença de, por exemplo, sufixos iguais.
5. A afirmativa de que “a linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma”, que finaliza o texto do