ação da gestão da qualidade
Introdução
No presente trabalho destaca-se as estratégia e formas de implementação de qualidade além de seus diversos conceitos referidos a qualidade
1. FACES DA GESTAO DA QUALIDADE
A gestão da qualidade é compreendida dentro de vários conceitos, interferindo diretamente nos processos de implantação já que, as ações praticas são decorrentes da política, decisões e métodos, que por sua vez refletem na compreensão que se tem a cerca da organização como um todo e do direcionamento que se objetiva dar a ela.
Alguns desses conceitos nos permitem classificar e definir estratégias para uma implantação efetiva de um Sistema de Gestão da Qualidade. Analisando esses conceitos, observa-se que a gestão da qualidade é encarada como:
a. UMA FILOSOFIA
Exemplos:
‘’a gestão da qualidade é uma filosofia empresarial que procura melhorar resultados, inclusive financeiros, de sistemas de gestão empresarial; Garantir sua sobrevivência de longo prazo através de um foco consistente no aumento da satisfação de consumidores, empregados acionistas ou fornecedores’’(Dobbins, 1995:31, 33).
‘’A gestão da qualidade é uma filosofia gerencial que constrói uma organização direcionada para os clientes, dedicada a satisfazê-los através da melhoria permanente em termos de eficácia e eficiência da organização e de seus processos’’(Corrigan, 1995:61-64)
b. UM CONJUNTO DE METODOS
Exemplo:
‘’a gestão da qualidade é o conjunto de métodos, processos e sistemas que as organizações empregam para maravilhar seus consumidores e ao mesmo tempo, reduzir custos, recuperar investimentos e envolver seus funcionários. Tais métodos evoluem com o tempo’’(Early e Godfrey,1995)
c. MELHORIA CONTINUA
Exemplo:
‘’A gestão da qualidade é a melhoria continua de todas as atividades’’(Rau,1995:57-
d. UM SERVICO (ao consumidor e aos clientes)
Exemplo
‘’A gestão da qualidade é um serviço responsável prestado ao