Estrutura e organização
Práticas Pedagógicas
O que é Pedagogia
Profa. Ma. Ana Maria Bittar Crivari
O que é pedagogia
Para Libâneo (1994, p. 16), o que justifica a existência da pedagogia é o fato de esse campo ocupar-se do estudo sistemático das práticas educativas que se realizam em sociedade nos processos fundamentais da condição humana.
É a ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global. 1
2/20/13
O papel da pedagogia é investigar a natureza, as finalidades e os processos necessários às práticas educativas. O objetivo da pedagogia é de propor a realização de processos nos vários contextos em que as práticas acontecem.
A pedagogia constitui-se em um campo de conhecimento que possui objeto, problemáticas e métodos próprios de investigação, configurando-se como "ciência da educação" (LIBÂNEO, 2006, p.200).
As práticas educativas não se restringem à escola ou à família.
Estão em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana, de modo institucionalizado ou não, sob várias modalidades. 2
2/20/13
E ntre as práticas educativas, há as que acontecem de forma difusa e dispersa.
São as que ocorrem nos processos de aquisição de saberes e modos de ação não intencional e não institucionalizado, configurando a educação informal e não formal (LIBÂNEO, 2005).
Educação informal adquire-se em casa, no convívio com os pais, irmãos, tios, vizinhos, amigos, pais de amigos.
Educação formal, a criança “aprende” na escola: l er, escrever, quatro operações, história, geografia. Educação não formal não é organizada por séries, idade, conteúdos.
Age sobre aspectos subjetivos das comunidades, t rabalhando o desenvolvimento social e formando a cultura política do grupo. Desenvolve laços de pertencimento em relação ao entorno.
Colabora para o desenvolvimento da autoestima e da cidadania.
3
2/20/13
S ão caracterizadas com intencionalidade e