Estrutura e função do MHC
Ø As moléculas do MHC (Complexo Principal de Histocompa8bilidade) são proteínas presentes na membrana das APCs que “apresentam” os an>genos pep>dicos aos LT:
-‐ Foram descobertos pelos estudos dos determinantes na aceitação/ rejeição de transplantes; -‐ São sinte8zados a par8r de uma coleção de genes (locus) presentes nas células de todos os mamíferos; -‐ Essa coleção de genes contém dois conjuntos de genes mais importantes (MHC classes I e II);
Estrutura e função do MHC
Os genes do MHC são polimórficos (variações individuais) provocadas por recombinações somá8cas.
ü Genes do HLA são encontrados no cromossomo 6; ü MHC I possui 3 classes principais de genes: HLA-A, -B e –C; ü MHC II possui 4 classes principais de genes: HLA-DP, -DM, -DQ e –DR; o HLADM possui uma função de catalizar a ligação do peptídeo com moléculas de MHC classe II.
ü O QUE É UM HAPLÓTIPO?
É o conjunto de genes do MHC encontrados num cromossomo. Portanto, cada indivíduo possui dois cromossomos homólogos, tem dois haplótipos:
DR4
B43 Cw3
A23
Cromossomo
6 Paterno
Haplótipo 1:
DR4, B43, Cw3, A23
Cromossomo
6 Materno
Haplótipo 2:
DR10, B7, Cw5, A33
DR10
B7
Cw5
A33
ü P OLIMORFISMO DO MHC CONTROLA A LIGAÇÃO COM O
PEPTÍDEO:
O polimorfismo das moléculas do MHC (a região onde elas mais diferem entre si) localiza-se exatamente na fenda onde o peptídeo antigênico se encaixa. Em outras palavras, diferentes moléculas (codificadas por diferentes alelos) possuem diferentes capacidades para