1 - Antropolgia e Cultura Brasileira
Responsabilidade social: ética e cidadania RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Implica em práticas de diálogo e engajamento da empresa com todos os públicos ligados a ela, a partir de um relacionamento ético e transparente. Por mais que a implementação dessas práticas ainda seja um desafio para as empresas, muitas delas têm alcançado resultados significativos nesse sentido.
Muitos programas de bem-estar são baratos, como o fornecimento de informação sobre as calorias do cardápio diário do refeitório e o nível de calorias exigido pelo organismo humano. E também o caso de fornecer informação sobre clinicas de redução de peso, de exercícios físicos, dietas alimentares etc. Outros programas são mais caros, como as salas de fitness centers. Alguns programas de bem estar incluem fitness center, instrutores de exercícios físicos, educação sabre tabagismo, abuso de substâncias tóxicas, controle de peso e alimentação além de instalações para ginástica, piscinas e trilhas de corrida. Essas organizações extrapolam e ultrapassam o simples local de trabalho e passam a oferecer algo mais para os seus funcionários.
A função social da organização reside nisso: colaborar para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade de maneira responsável, pois de nada adianta ser uma ilha de prosperidade no meio de um oceano de pobreza.
Não adianta ser uma ilha de prosperidade no meio de um oceano de pobreza A adoção dessas práticas possibilita o controle de riscos e oportunidades de negócio e permite que não só a empresa mas também sua cadeia de valor possam utilizar estratégias e ferramentas rumos à gestão socialmente responsável.
Balanço Social
Muitas organizações gastam dinheiro em investimentos sociais para beneficiar seus colaboradores e patrocinar projetos sociais para as comunidades onde atuam. Recentemente algumas delas perceberam que tornar públicos os seus balanços sociais para divulgar tais projetos e investimentos sociais