Sistema Imunitário
ÓRGÃOS E TECIDOS LINFOIDES
O sistema linfoide é um sistema multicelular complexo que evoluiu comum mecanismo de defesa do organismo contra a invasão por agentes estranhos como bactérias, parasitas, fungos e células neoplásicas. Toda atividade imune é dependente de células linfoides sensíveis ao antígeno que tem sua origem a partir de células indiferenciadas vindas da medula óssea, os hemocitoblastos. Algumas dessas células que vão agir combatendo agentes estranhos presentes no nosso organismo são encontradas em vasos sanguíneos onde darão origem as células brancas da corrente sanguínea, outras vão combater agentes estranhos que chegam até os vasos linfáticos por meio da linfa e outras ainda podem ser encontradas fazendo parte da parede de órgãos ou espalhadas pela sua mucosa.
TECIDO LINFOIDE
O tecido linfoide, também conhecido como tecido percular, é uma variedade do tecido conjuntivo presente em órgãos como o rins, intestinos, noslinfonodos e nas tonsilas.
O tecido percular ou linfa é formado a partir da filtração do excesso de líquido linfóico extravasado dos capilares sanguíneos. As células mais abundantes no tecido linfático são os linfócitos. Esse tecido, no entanto, é desprovido de hemácias e de trombócitos.
Atrelado ao sistema circulatório sanguíneo há o sistema linfático. A linfa, captada dos demais tecidos por capilares específicos, é direcionada por dutos específicos mais ou menos espessos até o sistema sanguíneo venoso, onde esta se mistura ao sangue.
Ariane – Órgãos Linfóides Primários
Os órgãos linfóides primários, também conhecidos como órgãos geradores, têm a função de produzir e “amadurecer” as células linfóides, os linfócitos T auxiliadores, T matadores e linfócitos B. Essas células vão agir no combate a agressores externos ao organismo.
Alguns dos órgãos linfóides localizam-se entre vasos sanguíneos, dando origem às células brancas, e outros entre os vasos linfáticos que terão o papel de filtrar