estrutura organizacional
A concentração das operações em poucos bancos decorrer, em parte das mudanças na legislação brasileira, que buscava fortalecer o mercado e a economia brasileira entra de recursos e aumento da oferta de credito as organizações. A fase de fusões e aquisições acelerou-se, dando inicio a concentração anual observada no segmento, tanto pela integração dos mercados financeiros quanto pelo processor de globalização do setor financeiro brasileiro nas ultimas duas décadas, Pelos recordes de rentabilidade no Brasil naquele período, haja vista o momento de inflação alta e do financiamento do governo brasileiro por meio de captação de recursos, o que permitia alto retorno e baixo risco aquelas instituições.
Olhando para o movimento de entrada de novos concorrentes e o fortalecimento das instituições instaladas no país, foi o investimento, e respectivo e desenvolvimento tecnológico, capitaneado pelo instituições financeiras.
Percebe-se que as transformações do sistema financeiro e sua composição, dada a relevância da tecnologia da informação no negocio, tem influencia os modelos de negocio e gestão adotados pelas instituições financeiras.
Estrutura organizacional centralizada x descentralizada
A interdependência e inter-relação deste fatores como condicionantes para a decisão quanto ao grau de centralização e descentralização de um organização. No entanto chama a atenção para a importância sobre decisão baseada em critérios previamente definido, haja vistao custo e o alto risco de uma escolha errada.
Neste sentido, a centralização ou a descentralização envolve três dimensões: AUTORIDADE, A AVALIAÇÃO, OU FUNCIONAL.
A necessidade de considerar vários fatores para a tomada de decisão quanto a melhor estrutura a ser adotada por organização, tenho em conta forças internas e externas. Adicione-se a esta analise outros aspectos como: A DEISÃO SOBRE O NIVEL DE FORMALIDADE E INFORMALIDADE, A ESTRUTURA QUANTO AOS PROCESSOS E GESTAO DE