estrutura organizacional
Estruturas tradicionais (letra maior)
Segundo Chiavenato, são três os tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linha-staff
Organização linear é o tipo mais simples de estrutura organizacional. Este tipo de organização é fundado na idéia de autoridade hierárquica linear. Suas características sao autoridade linear; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; formato piramidal.
Vantagens: estrutura simples e de fácil e compreensão; clara definição das responsabilidades; estabilidade; ideal para pequenas empresas; ideal para situações de permanência e estabilidade.
Desvantagens: estabilidade e constância das relações formais; autoridade linear baseada no comando único e direto; exagera a função de chefia e de comando; a unidade de comando torna o chefe um generalista e comunicações indiretas.
Organização funcional
Este tipo de organização é fundado na idéia de especialização ou princípio funcional. Suas características são: autoridade funcional; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões e ênfase na especialização.
Vantagens: fornece o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização;desenvolve comunicações diretas e sem intermediação; separa as 3 funções de planejamento e de controle das funções de execução, com a especialização do planejamento, do controle e da execução.
Desvantagens: Tendência à concorrência entre especialistas; tendência à tensão e conflitos dentro da organização; confusão quanto aos objetivos.
Organização linha-staff
É uma evolução da organização linear. Além dos órgãos de linha, surgiram órgãos de staff, compostos de especialistas, assessores e consultores, responsáveis por consultoria, monitoração, planejamento e controle, suas características sao fusão da estrutura linear com a estrutura funcional; coexistência entre as linhas formais de