Estrutura Organizacional_ Planejamento Estratégico
Abordar a definição de Negócio no Planejamento Estratégico;
Missão, Visão e Valores da Empresa
Análise ref. à Estrutura Organizacional tradicional das organizações
Planejamento Estratégico (Missão, Visão, Valores)
A estrutura organizacional se obtém mediante à divisão das funções necessárias para que a ‘engrenagem’ se torne funcional. Para isso, há definições dos cargos destinados à trabalhos específicos, além de áreas de conhecimentos distintos, e deste modo, necessita da interligação entre estas áreas e setores com diferentes cargos e funções.
Numa visão filosófica, uma organização é uma “SÍNTESE ANALÍTICA” no qual as PARTES são imprescindíveis para formar de maneira saudável o TODO.
Mediante profunda análises define-se o conjunto das peças certas que se unem num objetivo comum, cada qual com suas devidas contribuições, alcançando assim a funcionalidade da máquina de acordo com as expectativas. Para que se mensure resultados e avalie o andamento do processo, é necessário que haja níveis crescentes de cargos, formando assim uma hierarquia, tendo no topo a função de uma visão ampla, experiente e precavida, além de entender a real função do “líder” e reforçar ainda mais a concepção de que todos os setores são necessariamente associados e interligados em prol da funcionalidade harmônica do negócio da empresa.
Nesta visão lógica, o TODO - a organização em si - é composto pelas PARTES - os DEPARTAMENTOS - e cada qual trata de uma área de análise específica e necessária para a agregação à síntese geral. Contudo cada departamento possui sua própria hierarquia, atribuições de tarefas, e definições de cargos. Estrutura-se os departamentos para que eles estruturem a empresa e ela caminhe em sintonia com todas suas funções e atividades mediante as quais geram seus produtos e serviços.
Os elementos que geralmente são vinculados e analisados para estas tomadas de