Estrutura Matricial
Mistura entre a
estrutura funcional, que permite uma maior eficiência no uso de recursos, e a estrutura divisional, com sua melhor coordenação e adaptação ao ambiente.
Ex: Agência de publicidade
Quando a organização precisa manter o foco em mais de uma dimensão ao mesmo tempo, como no caso de um produto e de uma função
• Vários projetos (clientes)
• 1 analista gráfico – compartilha profissionais.
Quando usar...
Os recursos são escassos e precisam ser compartilhados. Existe pressão para a obtenção de resultados que conciliem resultados críticos, como a necessidade de conhecimento técnico especializado organização está inserida em um ambiente dinâmico, complexo e, portanto, incerto.
Estruturas emergentes
Além das estruturas tradicionais, outras emergem no ambiente organizacional. Estrutura horizontal a estrutura é criada em torno de processos centrais interfuncionais em vez de ser em torno de tarefas, funções ou geografia. Limites interdepartamentais são eliminados; equipes autodirigidas; donos dos processos têm responsabilidade total sobre cada processo central; são oferecidos às pessoas treinamento, ferramentas, motivação e autoridade para tomar decisões centrais;
equipes têm liberdade para pensar de maneira criativa e responder com flexibilidade aos desafios;
clientes impulsionam as corporações horizontais cultura de abertura - confiança e colaboração – focada em melhorias contínuas. Valoriza o empowerment, a responsabilidade e o bem-estar dos funcionários.
Estrutura em rede estrutura em rede é um termo genérico que engloba formas organizacionais alternativas rede, clusters, virtuais, equipes de trabalho, organizações de aprendizagem. A divisão do trabalho, como em outras estruturas, permanece como um dos pontos fundamentais, mas agora passa a ser visualizada em termos de conhecimento e não de atividades básicas.
Não se aplica a indivíduos isolados, mas a equipes multifuncionais, permanentes ou temporárias. Níveis