Estrutura Matricial
DACEC– Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação.
Curso de Administração
Estruturas e Processos Organizacionais
ESTRUTURA MATRICIAL
BRUNA DE COSTA
BRUNA VALÉRIA DA SILVA
DANIELE GARCIA DE OLIVEIRA
DIOGO RENAN ROCKENBACH
TATIANE TAIS FRISKE
Orientadora: Prof. Jorge Oneide Sausen
Santa Rosa, 2º semestre de 2014.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
03
CONCEITO
04
FUNCIONAL
04
PROJETOS
05
BALANCEADA
05
COMPLEXA
06
VANTAGENS
07
DESVANTAGENS
07
EXEMPLO
08
CONCLUSÃO
09
INTRODUÇÃO
CONCEITO
A estrutura matricial é a estrutura organizacional utilizada por organizações que trabalham orientadas a projetos, onde um projeto agrega vários elementos funcionais. há acúmulos de diversos tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa.
Ela tem responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e dinamismo, ou seja, este organismo dinâmico permite o reaproveitamento das equipes de trabalho, pois os projetos acontecem em grande quantidade e os profissionais seguem de um para o outro, desempenhando diferentes papeis em cada um deles, de acordo com sua especialização e as habilidades necessárias a cada empreendimento.
Chama-se Matricial porque são utilizadas ao mesmo tempo duas ou mais formas de estrutura sobre os elementos de uma empresa. Alguns Gestores chamam a estrutura matricial como estrutura moderna. É uma tendência que várias empresas na atualidade estão em busca no que refere a fazer uma estrutura com poucos recursos e terem melhores resultados.
TIPOS A Estrutura Matricial é dividida em 4 tipos:
Funcional:
As organizações com estrutura funcional também têm projetos, mas o escopo percebido do projeto está limitado às fronteiras da função: o departamento de engenharia numa organização com estrutura funcional executa seu trabalho independente do departamento de manufatura ou marketing, caso o