Trabalho
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
ADAPTAÇÃO DA DANÇA PARA PESSOAS COM SINDROME DE DOWN
Goiânia
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
DOSCENTE: ISAIAS MOREIRA FERRAZ JUNIOR
ALUNOS: MAICON DOUGLAS
RAFAELA BARBOSA
SAMUEL DE SOUSA
ADAPTAÇÃO DA DANÇA PARA PESSOAS COM SINDROME DE DOW
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Fundamentos da Educação Física I, do curso de Educação Física, turno matutino, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Campus II, ministrado pelo professor Isaías Moreira Ferraz Junior.
Goiânia
2014
Introdução
Este trabalho visa o estudo, bem como a metodologia de ensino da dança para as pessoas que tem Síndrome de Down, também, falaremos sobre um pouco da história da Síndrome, quais os benefícios e a importância que essas pessoas podem adquirir ao praticar a dança e como se incluir na sociedade.
Uma criança com SD tem maior facilidade em aprender as coisas por observação, elas aprendem melhor observando e copiando outras pessoas. Por ter grande “facilidade” em aprender por meio visual, a habilidade de leitura é desenvolvida pelos portadores de SD de maneira rápida, e eles utilizam essa habilidade para o desenvolvimento da linguagem. A maioria das crianças com Sindrome de Down apresentam dificuldades para aprender a falar. Cada uma tem um grau de dificuldade ao desenvolver esta área.
Com a interação mutua existente dentro de sala de aula nas escolas regulares, os portadores de SD encontram modelos positivos nos colegas. Os alunos não portadores de SD têm oportunidade de praticar e partilhar a aprendizagens com os portadores down. Os professores, com a presença do portador down dentro de sala de aula, têm a oportunidade de superar novos desafios relacionados à como tratar, como trabalhar, como criar métodos propícios que abranja