estrutura lipídeos e aa
1. Caracterizar estruturalmente os ácidos graxos mais comuns na natureza.
Saturados:
CH3(CH2)10COOH Ácido láurico
CH3(CH2)12COOH
Ácido mirístico
CH3(CH2)14COOH
Ácido palmítico
CH3(CH2)16COOH
Ácido esteárico
CH3(CH2)18COOH
Ácido araquídico
CH3(CH2)22COOH
Ácido lignocérico
Insaturados:
CH3(CH2)5CH=CH(CH2)7COOH
Ácido Palmitoléico
CH3(CH2)7CH=CH(CH2)7COOH
Ácido oléico
CH3(CH2)4CH=CHCH2CH=CH(CH2)7COOH
Ácido linoléico
Ácido linolênico
Ácido araquidônico
2. Definir triacilglicerol. Descrever as vantagens para os seres vivos do armazenamento de trialcilgliceróis.
Os Triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente. São armazenados em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos.
3. Correlacionar consistência das gorduras animais e óleos vegetais com a estrutura dos ácidos graxos componentes destas substâncias.
As gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados e são geralmente sólidos à temperatura ambiente. Já, os óleos de origem vegetal são ricos em ácidos graxos insaturados e são geralmente líquidos à temperatura ambiente.
4. Definir glicerofosfolipídio e esfingolipídio.
Glicerofosfolipídios é um tipo de fosfolipídio de membrana formado glicerol, 2 ácidos graxos e um outro grupo. Os esfingolipídios são lipídios de membrana q possuem um grupo esfingosina.
5. Citar as funções do colesterol.
As funções do colesterol são: componente da membrana plasmática, precursor dos sais biliares, precursor de hormônios esteroides, precursor da vitamina D, componente das lipoproteínas.
6. Indicar a porção hidrofílica e a porção hidrofóbica dos