Estrutura fundiária
O Brasil sem dúvidas passou por determinados e determinantes ciclos exploratórios, podemos tomar como exemplo o ciclo do pau-brasil, em que o lucro ia para europa, especificamente para Portugal e Espanha.
Os colonizadores deixaram sua marca em nosso país, trazendo junto certos itens fundamentais como a agropecuária e ciclo do açúcar, nesse tempo o trabalho do índio foi substituído pelo trabalho escravo, porque diferente dos negros os índios recebiam algo em troca, o chamado escambo.
Outro item fundamental foi a troca do campo pela cidade, causando assim a formação de favelas e aumentando o indíce de pobreza. Assim nos deparamos com uma questão de desigualdade social já antigo, podemos dizer que essa desigualdade já se formou na chegada do europeus em território nacional, a questão de proprietários de terra também já havia se concretizado a anos. Portanto hoje, propriedade privada é garantida, mas como deixar na mão de um o que deveria ser coletivo, o proprietário de terra consegue seu lucro se utilizando de cobrar de terceiros ou diretamente do seu empregado, também é o dono que determina seus preços de acordo com sua produção, ter divisão de terras igualitárias é uma questão com amplas opiniões, alguns a favor outros contra, mas devemos saber que a terra é limitada, e portanto o uso dela coletivo ou privado deve ser consciente .