ESTRUTURA ELETRONICA DE ATOMOS
Introdução
O teste de chama é usado para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseando-se no espectro de emissão característico para cada elemento, o teste é realizado à partir da introdução da amostra em uma chama (obtida através de um gás e a utilização do Bico de Bunsen) fornecendo assim energia a um determinado elemento químico, e consequentemente através desse procedimento podemos observar a cor resultante e assim identificar o mesmo. Tendo como base que quando certa quantidade de energia é fornecida a algum elemento químico alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, o que chamamos de estado excitado. A cor resultante é emitida quando os elétrons retornam para sua camada de origem, e assim permitindo com que o elemento químico retorne ao seu estado fundamental.
Objetivos
Este procedimento tem como objetivo observar as cores emitidas de certos elementos químicos (Sódio, Potássio, Cálcio, Bário e Estrôncio) ao ser introduzido em uma chama e assim consequentemente calcular a sua frequência através do seu comprimento de onda (cor característica).
Parte Experimental
Materiais e Reagentes:
Fio de Ni-Cr Bico de Bünsen Suporte para tubos de ensaio Tubos de ensaio Bastão de vidro Papel de tornassol Vidro de relógio. NaCl(s); KCl(s); CaCl2(s); BaCl2(s); SrCl2(s). Solução de ácido clorídrico 0,1 mol L-1.
Procedimento Experimental
1- Coloque o ácido clorídrico e a água em um tubo de ensaio separados
2- Acender a chama através da utilização do Bico de Bunsen
3- Limpar o fio de platina ou níquel cromo em água e depois enxuga-lo
4- Depois mergulhe o fio de platina ou níquel cromo no ácido clorídrico
5- Agora passe o fio no primeiro elemento que se quer observar.
6- Introduza o fio com o elemento na parte interna da chama (parte mais fria da chama)
7- Identifique a coloração da chama ao fazer o procedimento
8- Anotar o