Estrutura Eletrônica dos Átomos
A ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS
OS NÍVEIS ELETRÔNICOS DE ENERGIA
Segundo a Mecânica Quântica a estrutura eletrônica dos átomos se deduz através um conjunto de níveis de energias quantizadas, que os elétrons podem possuir.
Orbitais: Os orbitais correspondem a regiões do átomo com maior probabilidade de se encontrar determinado elétron (maior manifestação eletrônica). Cada orbital acomoda no máximo dois elétrons e, quando os elétrons ocupam um mesmo orbital, são ditos emparelhados e devem possuir sentidos de rotação (spins) contrários.
Em uma terminologia química, dois elétrons com spins em direções opostas são ditos spins antiparalelos.
Subcamadas ou subníveis de energia:
Os orbitais em um átomo são agrupados em subcamadas e, na ausência de qualquer campo magnético aplicado externamente, todos os orbitais de uma mesma subcamada têm a mesma energia.
Em átomos no seu estado fundamental podem existir quatro tipos de subcamadas, designadas pelas letras s, p, d, f, que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente. Camadas ou níveis de energia:
Um agrupamento de subcamadas forma uma camada ou nível de energia. Todos os elétrons de uma camada estão a mesma distância média do núcleo do átomo. As camadas são numeradas a partir do núcleo (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...) e podem ser representadas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q. respectivamente.
OS NÚMEROS QUÂNTICOS Para designar a camada, a subcamada e o orbital de um elétron podemos utilizar os números quânticos. Esses números identificam