Atencao
Estado de Minas Gerais
Coordenadoria Estadual de DST/Aids
Gerência de Atenção a Saúde
Superintendência de Atenção à Saúde
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Março de 2008
Protocolo para a Atenção às Vítimas de Violência Sexual no Estado de Minas Gerais
Introdução:
Considerando-se os reflexos marcantes da violência sexual no âmbito da saúde, torna-se fundamental a construção de estratégias para o seu enfrentamento, principalmente em um estado como Minas Gerais, que com 853 municípios e grandes distancias geográficas, apresenta números bastante significativos para a média nacional.
O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais é estabelecer as estratégias, divulgar e implantar o Protocolo de Atenção as
Vítimas, aumentar o número das notificações e assegurar um atendimento precoce e humanizado, prevenindo as conseqüências físicas e psicológicas. Adequada e oportuna atenção às vítimas de violência sexual tornase imprescindível, para a redução dos agravos resultantes desta violência que afeta, sobretudo, meninas, adolescentes e mulheres jovens.
A maioria das vítimas teme procurar a polícia, sofrer represálias e discriminação e/ou não sabe aonde ir. Enquanto os homicídios, em sua maioria, ocorrem no espaço público e atingem particularmente os homens, a violência sexual envolve em especial as mulheres e ocorrem no ambiente doméstico.
A violência sexual produz seqüelas físicas e psicológicas. O impacto da violência sexual pode ser medido através de danos emocionais, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV e traumas. As vítimas são mais vulneráveis a outros tipos de violência: a prostituição, o uso de drogas, as doenças sexualmente transmissíveis e ginecológicas, os problemas da sexualidade, a depressão e o suicídio.
A garantia da atenção nos serviços de saúde às vítimas que sofreram violência sexual, representa, é claro, apenas uma das medidas