atenção
Atenção é um termo vários significados e que pode ser utilizado em âmbitos distintos. Para a psicologia, a atenção é uma qualidade da percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes e dotando-os de prioridade para um processamento mais profundo.
Por outro lado, a atenção também pode ser entendida como o mecanismo que controla e regula os processos cognitivos podendo atuar até mesmo de forma inconsciente. Para os psicólogos existem dois tipos de determinantes de atenção: determinantes internos, ou seja, aqueles que são próprios do indivíduo e que dependem dele, e determinantes externos que resultam do meio que o rodeia. A partir de diversas pesquisas realizadas foi possível perceber que a atenção possui varias funções além de estimular e focalizar. A atenção focalizada é aquela que define a atenção em senso comum, para Eysenck e Keane a atenção focalizada é um holofote que pode ver tudo que esta dentro do feixe e oque esta fora dificilmente é visto.
Entre os diversos tipos de atenção estão cinco deles que são: Atenção concentrada que indica a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado, atenção Dividida que indica a capacidade de uma pessoa para procurar dois ou mais estímulos simultaneamente em um tempo pré-determinado, sendo que os mesmos estão distribuídos aleatoriamente entre vários distratares, atenção alternada que indica a capacidade de uma pessoa em focar sua atenção e selecionar ora em um estímulo, ora outro, diante de vários estímulos distratores por um determinado período de tempo, um outro tipo de atenção é a discriminativa que é uma função mental que ao focalizar estímulos diferentes precisa separa-los para tomar considerações somente estimulo de interesse e emitir uma resposta especifica a ele, entre os tipos de atenção mais estudados está a atenção difusa que fornece