atençao
Há diversos exemplos em nosso cotidiano para comprová-la, como verificar e-mail enquanto participa de uma reunião e dirigir ouvindo música ou conversando, e assim por diante. Na verdade, o que fazemos é alternar rapidamente entre as tarefas, dando a impressão de executá-las de forma simultânea.
O Teste de Atenção Dividida (AD) avalia a capacidade do indivíduo para manter a atenção com qualidade e concentração em dois estímulos ou mais. O teste se fornece duas informações sobre a atenção: concentração e velocidade Atenção Sustentada
Atenção sustentada: Nossa habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva é descrita como atenção sustentada. Também é definida como a habilidade de concentrar em uma tarefa por um período de tempo contínuo sem ser distraído, como por exemplo, se manter atento durante uma longa reunião.
Atenção Dividida (AD) –
Tem a capacidade para manter a atenção com qualidade e concentração em dois estímulos ou mais; Atenção Sustentada (AS) – tem a capacidade para focar a atenção em um determinado estímulo, competindo com outros e manter a atenção por um determinado período de tempo.
O DDA- Distúrbio de Déficit de Atenção Ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como nos sujeitos do grupo de controle de cérebros normais). Assim sendo, pessoas que sofrem de DDA mostram muitos dos sintomas como fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (apesar de que só