Estrutura De Uma Ag Ncia
Atendimento: quase sempre é (ou deveria ser) o único que tem contato direto com o cliente.
Planejamento: recebe as informações colhidas junto ao cliente (objetivos, verba), determinando “o que” deverá ser feito para se cumprir o que se deseja.
Pesquisa: Supre o setor de Planejamento das informações necessárias (de mercado, concorrência).
Criação: Departamento responsável por criar as peças e campanhas determinadas pelo Planejamento. Geralmente composto no mínimo por Diretor de Arte e Redator, pode conter ainda o Webdesigner, Revisor, etc.
Mídia: Realiza as negociações e monta os mapas de mídia, conforme o que foi planejado veicular (rádio, TV, jornal, revista, outdoor, etc.)
Produção: Cuida da produção e finalização do Material Gráfico que será desenvolvido. Pode englobar Produtor Gráfico, Assistente Gráfico, Assistente de Computação, Orçamentista.
RTVC: é a sigla para rádio, televisão e cinema. Este setor cuida da produção, gravação e edição das peças para estas mídias.
Em algumas grandes agências existe ainda o Tráfego, que é responsável por transitar as diversas informações entre os departamentos já citados.
Esse é um quadro geral, que pode englobar um número muito grande de profissionais e sub-setores, entretanto as pequenas agências trabalham com um esquema mais enxuto, como podemos observar na figura a seguir:
Qualquer um pode abrir uma agência, basta procurar um escritório de contabilidade e fazê-lo. Não sendo necessário ter diploma superior de qualquer curso específico. Evidente que é o mercado/cliente, quem irá solidificar ou não a agência e mantê-la no mercado de acordo com o talento dos seus profissionais e resultado que traz para seus cliente.
Entretanto o CENP – Conselho Executivo de Normas Padrão, é o órgão que regulamenta o setor. O