Estrutura de mercado
A economia capitalista, em quanto à produção econômica relacionada ao mercado, sobre tipos de produtos que serão produzidos e que preços serão vendidos, pois esses produtos são deliberados normalmente pelo livre jogo nas estruturas de mercado, isto é, pelo livre funcionamento da oferta e da procura, a oferta pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços e a procura pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim o mercado se caracteriza como, local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura.
No mercado de bens e serviços, caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita), monopólio,oligopólio e monopólio bilateral.
As Estruturas de Mercado, as quais serão tratadas de forma mais complexa neste trabalho, são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos mercados existentes.
Concorrência
O mercado é dito concorrencial quando existem muitos vendedores do mesmo produto. Se o produto é exatamente o mesmo, então há concorrência perfeita. Se não forem considerados o padrão de atendimento e a localização dos postos de serviços, a venda de combustíveis e gás de cozinha é um exemplo. A concorrência monopolística está mais perto da realidade empresarial brasileira, o que poder observado na indústria de confecções. Existe grande número de fabricantes, muitos compradores e os produtos são bastante similares. A melhoria nos padrões de atendimento e as grifes são parte das ações de marketing para diferenciar o produto.
Oligopólio
É um tipo de estrutura de mercado que se caracteriza por apresentar um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado e um grande número de compradores (demandantes) nesse