ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Economia – Microeconomia e Macroeconomia Error: Reference source not found
2.2 Estrutura de Mercado 5
2.3 Métodos Quantitativos - Estatísticas 8
2.3.1 Medidas Descritivas 10
2.3.1.1 Medidas de Tendência Central 10
2.3.1.2 Medidas de Dispersão 13
2.3.1.3 Técnicas de Amostragem Probabilística 14
2.3.2 Números Índices 15
2.3.3. Deflação de Dados 16
2.4 Ética, Política e Sociedade 17
3 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo evidenciará questões importantes no dia a dia da população consumista, conceitos a cerca da estrutura de mercado e o seu grau de concentração, de modo especial com um direcionamento às realidades do setor supermercadista do Rio Grande do Sul, porém tendo em vista situações e realidades como um todo.
Nas últimas duas décadas, o comércio varejista teve uma evolução significativa que foi proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico, com ênfase à informática, que propiciou a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais mais intensivos em conhecimento e informação. Estes fatores aliados ao processo de globalização e aberturas de mercados contribuíram na redução de espaços econômicos regionais ou locais privilegiados. Verificou-se, ainda, neste setor, a evolução nas técnicas de distribuição, o sistema de logística e de controle de qualidade das empresas, cujo objetivo maior é satisfazer às necessidades crescentes dos consumidores.
Abordagens a respeito de Monopólio e Oligopólio ficarão muito evidentes, bem como estatísticas na administração de modo geral, em especial ao setor supermercadista.
Tomando por base as considerações de Economia, abraçando os temas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, e, relacionando a pontos de Ética, Politica e