ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE MERCADO 5
3. MÉTODOS QUANTITATIVOS NA GESTÃO EMPRESARIAL 8
4. TENDÊNCIA AO MONOPÓLIO 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
1. introdução
O movimento da administração científica, que deixa de lado a improvisação e o empirismo, se difundiu amplamente. Hoje a evolução da administração acontece de forma permanente, e é necessário, como diz Drucker (2001, p.17), “planejar para a incerteza”, pois a economia, a sociedade e a política estão em constantes mudanças, e as decisões tomadas pelos administradores comprometem os recursos correntes de tempo e dinheiro. Assim, é fundamental que futuros administradores estejam cientes de alguns conceitos básicos para fundamentar suas decisões. O presente trabalho apresenta, em seu primeiro capítulo, uma breve analise sobre estruturas de mercado, focando na estrutura supermercadista do Rio Grande do Sul e o oligopólio atualmente constituído. O segundo capítulo apresenta e explana sobre métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial, métodos esses que auxiliam a tomada de decisões dos gestores. O terceiro capítulo, na sequencia, apresenta algumas observações sobre a tendência de formação de monopólios no cenário econômico atual. Finalmente, as considerações finais apresentam o parecer do autor sobre o estudo realizado.
2. principais estruturas de mercado
Estruturas de mercado são, para Domingues (2014) apud Mendes (2004), as diferentes formas de relação entre vendedores no mercado, compradores no mercado vendedores e compradores, vendedores estabelecidos e novos vendedores.
As três principais estruturas reconhecidas são a concorrência perfeita, quando há muitos vendedores e muitos compradores; o oligopólio, quando há um numero reduzido de vendedores para