ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
VALDECIR TONDATTO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
CÁCERES MT
2014
VALDECIR TONDATTO
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
UNOPAR- Universidade Norte do Paraná
Disciplina: Microeconomia e Macroeconomia. Métodos Quantitativos. Ética, Política e Sociedade. Seminário.
Professor: Marcelo Caldeiras Viegas
Semestre: Flex 1 e 2
CÁCERES MT
2014
INTRODUÇÃO A economia capitalista, em quanto à produção econômica relacionada ao mercado, sobre tipos de produtos que serão produzidos e que preços serão vendidos, pois esses produtos são deliberados normalmente pelo livre jogo nas estruturas de mercado, isto é, pelo livre funcionamento da oferta e da procura, a oferta de pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços e a procura de pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim o mercado se caracteriza como, local onde, produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura. No mercado de bens e serviços, caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita), monopólio e oligopólio.
As Estruturas de Mercado, as quais serão tratadas de forma mais complexa neste trabalho, são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos mercados existentes principalmente o do Rio Grande do Sul.
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Como defende o pesquisador Guilherme Bavoso as estruturas de mercado são os modelos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda. As principais estruturas são: Concorrência