estrutura de custos
Introdução
Este relatório tem por objetivo a analise da estrutura de custos buscando entender os impactos destes e das suas combinações nos resultados da empresa, fornecendo as devidas interpretações e direcionamentos.
Foram utilizadas como base para construção deste trabalho as informações disponíveis do EAD1, a brilhante instrução que recebemos em nosso ultimo módulo e a apostila de finanças fornecida pela Fundação Dom Cabral, obviamente não foi possível utilizar todos os conceitos existentes na apostila e que estes possivelmente serão utilizados nas próximas atividades.
Desenvolvimento
Como o Estudo de Caso apresentado possui questionamentos que devem ser obrigatoriamente respondidos, a estruturação destas perguntas foi utilizada para direcionar as análises contidas neste relatório.
a) Calcular o ponto de equilíbrio operacional da empresa em quantidade e em faturamento, para cada um dos seis meses.
A resposta a esta pergunta esta na planilha Finanças V1 Robison.xls na aba desenvolvimento do exercício.
Ponto Equilíbrio representa a quantidade mínima que a empresa precisa vender para que os custos fixos sejam cobertos. A partir desta quantidade, a empresa começa a ter lucro. Para cada unidade vendida, o lucro é igual à margem de contribuição. A margem de contribuição representa quanto cada unidade vendida contribui primeiro para cobrir o CF e depois para gerar lucro. O preço precisa ser maior que o CVU..
b) Calcular o grau de alavancagem operacional – GAO e a margem de segurança - MS (calculada em relação ao ponto de equilíbrio), para cada um dos seis meses.
A resposta a esta pergunta esta na planilha Finanças V1 Robison.xls na aba desenvolvimento do exercício.
O GAO identifica quanto a variação de cada ponto percentual nas vendas representam nos resultados, como vimos neste trabalho.
Margem de segurança demonstra qual o percentual de produção acima ou abaixo do ponto de equilíbrio.
c) Para o mês 7